A nossa sede
Durante mais de cento e oitenta anos, esta Banda não teve um espaço próprio para efectuar os seus ensaios. Andou por diversas casas particulares desta localidade, ora por empréstimo, ora pagando renda.
É em 1945 que os próprios músicos tomam a iniciativa de dar início à construção da primeira sede própria, porém, só em 1949 fica em condições de ser utilizável. Este espaço foi construído graças à dedicação dos seus músicos, foram eles próprios os obreiros daquela construção, que aos poucos e muitas vezes de noite, pedra a pedra, conseguiram concretizar o objectivo de ter uma sede própria. No entanto, só em 1975 foi aplicado nesse espaço um chão de madeira e um tecto de forro, pois até essa altura nada disso existia e o piso era de terra batida.
Esse edifício ainda existe e continua a ser propriedade desta Banda.
A partir de 1994, com autorização da Câmara Municipal, a Banda passa a ensaiar no piso superior da Escola Primária desta localidade.
No dia treze de Setembro de 2009, foi solenemente inaugurada a Casa da Música do Pontido, pelo Exmº. Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, o Senhor Dr. Domingos Manuel Pinto Batista Dias, sendo Presidente e Maestro desta Banda de Música o Senhor Américo José de Sousa Costa. Construída pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, este edifício passa a partir desta data, a servir de sede da Banda Musical do Pontido.
Em 2020, enquadrado no projeto "Pontido Cultural" foi feita uma exposição histórica da Banda onde se pode ver instrumentos centenários assim como o fardamento da banda por ordem cronológica.