Maestro

Natural da aldeia do Pontido, iniciou o seu percurso musical com 10 anos de idade na Banda Musical do Pontido, na qualidade de Clarinetista tendo mudado para Percussão aos 13 anos. Em 2005 entrou para o Conservatório Regional de Musica de Vila Real (CRMVR), na classe de percussão com a professora Isabel Silva, concluindo o 5º Grau. Em 2008 concluiu o Ensino Secundário no Curso Ciências e Tecnologias com média de 14,5 valores.

Em 2011 engrenou nas fileiras do Exército, na especialidade de Música, estando colocado entre o mês de julho e o mês de setembro na Banda Sinfónica do Exército.

A partir de outubro de 2011 ficou colocado na Banda Militar do Porto, onde desempenha atualmente as funções de Percussionista. Entre 2013 e 2015 foi chefe de naipe de Percussao na Banda Marcial de Nespereira, concelho de Cinfães. Em 2013 prestou provas na

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde atualmente se encontra a frequentar o 3º ano da Licenciatura em Educação Musical. Desde 2014 está integrado na turma 3 da Escola de Direção de Bandas Filarmónicas da Academia Portuguesa de Banda com o professor Paulo Martins.

Desde 2006 participou em vários concursos de Percussão, tendo obtido alguns prémios como: 1º lugar no concurso de execução musical reconhecido pela Fundação Conservatório Regional de Gaia; 2º lugar no concurso interno de Percussão do CRMVR; 2º lugar no concurso de música Anatólio Falé, cidade de Lagos. Participou também em vários estágios de Bandas e Orquestras de Sopros tais como: Banda Distrital de Vila Real, Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Lamego; Estágio de Música de Verão de Vouzela; Orquestra de Sopros e Percusão de Baião; Orquestra de Sopros e Percussão Piaget-Mirandela; Estágios de Verão da Banda Musical do Pontido. Como percussionista, frequentou também várias masterclass com professores de renome como: Joaquim Alves; Michael Lauren; Jeffery Davis; Sisco Aparici Mínguez; entre outros. No âmbito da direção de Bandas trabalhou com vários maestros, entre os quais se destacam: José Rafael Pascoal-Vilaplana; José Eduardo Gomes; Carlos Marques; Jan Cover; Paulo Martins.

Lionel Gomes da Eira